Confissão de Fé

APRENDENDO A CONFIAR

Poucas flores há no caminho de quem se abraça com a cruz. E provam que essas flores são regadas com nossas lágrimas.
Mas o erro, não está em molhar nosso travesseiro todas as noites, esperando que Deus tenha piedade e finalmente mova Sua mão em nosso favor. Não está em expormos para Deus todas as nossas frustrações e medos, todos os nossos dilemas e angústias, como se Ele jamais fosse nos ouvir. Na verdade, Ele é o único – em todo o universo – que consegue nos escutar e compreender, sem jamais fazer julgamentos, sem nem mesmo nos interromper.
O erro não está em suspirar todo o oxigênio num raio de quilômetros, tentando encontrar um pouco mais de força para suportar a dor que muitas vezes lateja dentro das nossas almas, cuja intensidade não pode ser medida nem explicada com palavras. O erro não está em desejar um abraço, um carinho, um olhar compreensivo, e ver, outra vez, o chão se perder debaixo dos nossos pés, quando novamente compreendemos que não há ninguém ao nosso redor que possa fazer isso por nós.
O erro está em permanecer nessas coisas como se elas fossem a única alternativa das nossas vidas. O erro está em não perceber que a bondade e a misericórdia do Bondoso Senhor vêm nos despertar todas as manhãs, e que são fontes das quais podemos beber a todo instante. O erro está em esquecer que o amor de Deus e a Sua presença podem nos dar toda condição de suportarmos a dor, a perda, a solidão, a fraqueza, o medo, a tristeza, a rejeição, e tudo mais o que tenha nos feito chorar.
Para uns Deus diz “sim”. Para outros, Deus diz “não”. Para outros, Deus diz “espere”. Para muitos, Deus não diz nada. (E o silêncio de Deus dói tanto, não é?) Porém, muitas vezes Deus está, de fato, nos dando respostas e direções. Talvez não em terremotos, em tempestades, em fogaréus, mas em brisas suaves (1Reis 19.11-13). Talvez não com grandes eventos, mas com pequenas gotas de orvalho, caindo suavemente das folhas sobre a terra numa madrugada fria.
E, nesse, caso, o erro não está em admitir fraquezas e expressar temores, tampouco em chorar, clamar e esperar quais meninos pela intervenção do Senhor ou pela Sua resposta. O erro está em deixar que as circunstâncias más das nossas vidas roubem nossa paz e nos façam esquecer que os exemplos deixados por Deus ao longo da Sua atuação na história do Seu povo (como no caso de Elias que, depois de tudo, ascendeu aos céus num redemoinho – 2Reis 2.1-14), a gloriosa ressurreição de Cristo dentre os mortos quando tudo parecia perdido, e o triunfo da Igreja sobre toda a opressão, perseguição e oposição que tem sofrido, são lembretes que nos remetem à certeza e à viva esperança que os braços de Deus estão debaixo de nós, nos sustentando e nos levando em segurança rumo àquele dia em que também participaremos da Sua vitória eterna.
Certamente por isso mesmo, na gramática celestial, o antônimo de medo não seja coragem, e sim a fé Naquele que é maior do que tudo o que nós ganhamos ou perdemos aqui.
Deus seja Louvado para todo Sempre amém!


_________________________________________________________________

1.    Somente por hoje, procurarei fortalecer o meu espírito. Aprenderei alguma coisa útil. Não serei um vagabundo mental. Lerei alguma coisa que exija esforço, raciocínio e concentração.
2.    Somente por hoje, exercitarei minha vida de três maneiras: prestarei um bom serviço à alguém sem que ninguém saiba. Farei, pelo menos, duas coisas que tenho adiado e que precisam ser realizadas.
3.    Somente por hoje, procurarei viver unicamente durante este dia, sem tentar resolver de uma vez o problema de toda a minha vida.
4.    Somente por hoje, terei um programa. Escreverei o que espero fazer em cada hora, talvez não o siga exatamente, mas, de qualquer modo, terei esse programa. Servirá para eliminar duas pestes: a pressa e a indecisão.
5.    Somente por hoje, não terei medo – não terei medo, principalmente de ser feliz, de gozar o que é belo, de amar, nem de pensar se aqueles que eu amo me amam.
6.    Somente por hoje reservarei meia hora tranqüila unicamente para mim – e repousarei. Nessa meia hora, pensarei em Deus, de modo a adquirir um pouco mais de perspectiva em minha vida.
7.    Somente por hoje, reservarei uma hora tranqüila unicamente para pensar em Deus e naquilo que Ele tem feito por mim.

Faça isso todos os dias…

2 comentários:

  1. o erro muitas vezes é não permitir que Deus venha fazer a obra em nossas vidas, o medo não pode criar barreiras com o criador . O importante não é como começamos a nossa historia, mais sim como vamos terminar .............

    ResponderExcluir