sexta-feira, 6 de julho de 2012


Como Resistir ao Desânimo ( Parte 1 ) - Blog: APOIO CRISTÃO

por Rick Warren


A maioria de nós acha-se auto-suficiente. Quando surge uma crise, fazemos o que for necessário, trabalhamos com o problema e seguimos em frente. Porém, o que é que acontece quando fazemos tudo o que sabemos fazer e a crise permanece? Geralmente adoptamos o lema: “Quando tudo falha, então, faço oração!” Mas o que é que acontece quando até mesmo as nossas orações ficam sem resposta?

Se está desanimado porque Deus está a demorar a responder às suas orações, compreenda que “demora” não quer dizer “recusa”. Só porque a resposta ou o milagre não chegou — ainda! — não significa que Deus não vai responder, que Ele Se tenha esquecido de si ou que não Se preocupa consigo. Significa apenas: “Ainda não!” Maturidade espiritual é conhecer a diferença entre “não” e “ainda não” e a diferença entre "recusa" e "demora". A Bíblia diz: “... falta muito pouco para chegar aquele que há-de vir. Não se demorará” (Hebreus 10:37).

A demora pode ser um teste para a nossa paciência. Qualquer um pode ser paciente uma vez, ou até duas. Quase ninguém é paciente uma terceira vez. Assim, Deus pode testar a nossa paciência uma vez, mais outra e mais outra, até que achemos que não aguentamos mais ser pacientes.

Porque é que Ele faz isso? Para determinar o nosso grau de paciência? Não, Ele já sabe disso. É para nos revelar o quanto somos pacientes. Desta forma, temos a possibilidade de descobrir o que está dentro de nós e seremos capazes de compreender o nosso grau de compromisso. Deus testa a nossa paciência para que possamos saber que Ele é fiel, mesmo quando as respostas que esperamos estão a demorar. Se está desanimado, livre-se dessa emoção negativa, lembrando-se de que Deus nos ensina paciência em tempos de demora. Peça-Lhe para transformar o seu desânimo em paciência.


É possível que esteja a atravessar tempos difíceis neste momento, e que esteja com vontade de fugir ou de desaparecer do planeta. Está num estado de puro desânimo porque a situação que enfrenta – no trabalho, em casa, nas finanças, ou com a sua saúde – se tornou impossível de administrar, irracional e até mesmo injusta. Pode parecer insuportável e por dentro deve estar a pensar: “Deus, eu não posso suportar mais, simplesmente não posso suportar mais!” Contudo, creia que pode!


Pode suportar esta situação por mais tempo, porque Deus está consigo. Ele vai capacitar todo o seu ser para seguir em frente, se estiver disposto a crer e a confiar n’Ele. Lembre-se de que, enquanto não desistir, não é um fracasso! 


Não desista. Resista ao desânimo e termine a carreira que Deus lhe propôs. Como dizem as Escrituras: “Têm de perseverar. Assim cumprirão a vontade de Deus e alcançarão o que ele promete. Lá diz a Escritura: Já falta muito pouco para chegar aquele que há-de vir. Não se demorará” (Hebreus 10:36 e 37). 
Texto da autoria de Rick Warren, escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Driven Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas. Usado com a devida permissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário